Desenhando o invisível, em pixels

Três vezes macrófagos

capa-blog

Qual dessas representações de macrófago é mais adequada? Em qual contexto?

Eu comento algumas características delas nesse post.

✨ Sobre as ilustrações:

Gouache sobre papel

a pintura maior representa uma imagem de microscopia eletrônica de varredura de um macrófago fagocitando uma célula tumoral. Ela foi feita no #scitober2022 com guache azul no caderno de estudos. Executada ‘alla prima’, à partir de observação de imagem gerada por MEV*

Vetorial

é uma versão bem simplificada de um macrófago genérico, mostrando seu núcleo oval, localizado centralmente, e presença de abundantes pseudópodes. A silhueta foi demarcada usando a ferramenta caneta de bezier no Figma, sem referência.

Pintura digital

a última é um elemento de uma figura que ilustrei para o artigo 'Escherichia coli Mastitis in Dairy Cattle: Etiology, Diagnosis, and Treatment Challenges' (Goulart DB, Mellata M, 2022): o macrófago em destaque está fagocitando um neutrófilo que iniciou o processo de morte celular programada. O desenho foi rascunhado e pintado digitalmente com o app Procreate, usando várias fontes como referência.

Sobre a pintura em Gouache e a técnica ‘alla prima

 

Alla Prima é uma expressão italiana (que tem como expressão equivalente em francês, Au Premier Coup) e que numa tradução à letra, significa “à primeira”. E no mundo das artes, é utilizada para designar uma técnica ou um estilo de pintura, originalmente utilizando tinta a óleo e praticada a partir do século XVII, na qual a tinta é aplicada directamente na base escolhida, sem estudos nem preparação prévia, e o resultado final é atingido após uma única aplicação de pigmento e sem a realização de qualquer correcção ou retoque por parte do artista.
Para ser considerada uma obra executada com técnica de alla prima, a pintura deve ser realizada e terminada em uma única sessão, enquanto a tinta ainda está fresca.

Três vezes macrófago

(Clique nas imagens para ampliar)

Numa escala de detalhamento da ilustração, podemos organizá-las em:
Figurativo ←→ Abstrato

Figurativa:

Representação das formas em sua realidade objetiva

Abstrata:

Rompimento da figura, sintetizada em cores e formas

Mas então, fica a questão: As três representações são “ilustrações científicas”? 

Trata-se de um estudos de volumes e luzes, sem intenção de comunicar nada sobre o processo ilustrado ou estruturas envolvidas.

Apesar de menos “realista” do que a anterior, tem um propósito de comunicação claro. Faz parte de uma ilustração científica de um processo descrito com base em resultados experimentais.

Depende do contexto em que for usada! Procurei representar uma descrição genérica da forma da célula, baseada no meu conhecimento prévio.

Leve com você

Uma ilustração científica não precisa ser realista ou detalhada,
ela precisa ser capaz de transmitir informação cientificamente embasada.

Referências e links úteis

MASTITE-small
Graphical abstracts

Mastite bovina

Neutrófilos e macrófagos em ação na resposta à infecção bacteriana que provoca mastite.Figura produzida para artigo de revisão em periódico científico. Manuscrito disponível em: doi: 10.3389/fmicb.2022.928346

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress