Desenhando o invisível, em pixels

Minhas dicas para quem quer trabalhar com ilustração científica

5dicasIChoje(1)

Resumo

Minhas dicas (potencialmente polêmicas) para quem quer trabalhar com ilustração científica hoje

✨ Aprenda arte digital

A primeira dica é aprender a arte digital. Apesar de todos os cursos de ilustração científica nacionais trabalharem com ilustração analógica (ou seja: aquarela, lápis, grafite, nanquim), eu indico que quem realmente deseja trabalhar com isso aprenda técnicas digitais. A ilustração científica é um tipo de arte necessariamente colaborativa. Quase sempre ela vai exigir correções e retrabalhos – que são muito mais fáceis e muito mais produtivas de fazer se a pessoa que ilustra está trabalhando com arquivos digitais. A arte analógica é muito mais difícil de corrigir, e existe sempre o risco de você perder o seu trabalho ao tentar executar uma correção.

✨ Faça um curso de fundamentos de desenho (fora do contexto da Ilustração Científica)

Ou , em outras palavras: tente aprender os Fundamentos de Desenho fora do ambiente acadêmico. Essa minha dica, na verdade, é uma questão bastante pessoal. Para aprender a desenhar é necessário dominar os fundamentos do desenho:  cores, luz, sombra, perspectiva, anatomia, etc. Os Fundamentos são muito bem desenvolvidos em escolas de desenho que não necessariamente oferecem cursos de ilustração científica. Além do mais, dominar estes fundamentos permite fazer artes muito mais estruturadas. Você ficará menos dependente das técnicas e artifícios de pintura para criar boas ilustrações – e o mais importante: vai ser capaz de resolver problemas na figura de forma muito mais eficiente.

✨ Abra um CNPJ

A terceira dica é  abrir um CNPJ (por exemplo, como MEI*); muitos dos trabalhos que vão aparecer são vinculados a pesquisadores ou a Instituições de ensino e pesquisa. Muitas vezes essas pessoas só vão ter acesso aos recursos financeiros (pra te pagar) mediante emissão da Nota Fiscal do serviço prestado.

* nota: não é , juridicamente, a solução mais adequada. Mas é a solução mais acessível para a maioria dos mortais, pois os custos fiscais de se enquadrar como autônomo são incompatíveis com os ganhos de uma pessoa em início de carreira (de acordo com o artigo 966 do código civil, não podem ser considerados empresários aqueles profissionais que exercem atividade intelectual, científica, literária ou artística). 

✨ Entenda o processo de publicação científica

A quarta dica é: entenda (muito bem) o processo de publicação científica! Trago essa sugestão porque talvez você não tenha tido oportunidade de escrever e publicar artigos científicos (dependendo de seu momento de vida ou formação acadêmica), e talvez você não saiba muito bem como funcionam as etapas de preparação dos manuscritos, até sua efetiva publicação. Existem vários situações que podem envolver correções da nossa arte, e que com o tempo e experiência, se tornam praticamente previsíveis. Também fica mais fácil entender certas demoras e certas urgências. Enfim, ajuda muito você a se planejar e saber o que esperar do seu cliente quando você entende as etapas do processo que o contratante está passando.

✨ Lembre-se que a ilustração científica é um processo colaborativo!

Por último, mas não menos importante, mantenha sempre em mente que a ilustração científica é um processo colaborativo, em que as duas (ou mais) partes contribuem. A pesquisadora que te contrata tem uma informação/dado/conceito que ela conhece muito bem, e precisa ser comunicado em uma linguagem não verbal. Por sua vez, é você quem domina o conhecimento que permite esta transposição de linguagens e as técnicas artísticas! No processo de elaboração de uma figura científica, os autores vão ter novas ideias e perceber furos retóricos que antes não estavam claros. A pessoa ilustradora tem muito a contribuir para uma comunicação científica bem sucedida.

 

 E aí, você discorda ou tem mais dicas que acha que precisavam estar nessa lista? Deixe um comentário 👇🏽

2 comentários em “Minhas dicas para quem quer trabalhar com ilustração científica”

  1. Darlete rosa Almeida Vieira

    Adorei ,suas dicas, muito claro e,delicada a intenção de ajudar,o próximo, parabéns vou sempre lembrar, e passar pra frente em breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress