Você conhece ilustradoras científicas brasileiras?
Ok, estou partindo do pressuposto de que, se você chegou até aqui, consegue pensar em pelo menos um ou outro exemplo de ilustradores científicos, mesmo que não sejam brasileiros.
No meu caso, além de mim mesma (é claro), os primeiros nomes de profissionais da área que me ocorrem são homens cis.
Para o ranqueamento do Google, idem: os resultados individuais de busca ao procurar o termo “ilustração científica” são o portfólio do Leandro Lopes, ou o Rogério Lupo (estou ignorando os resultados de núcleos, e páginas institucionais).
Ao procurar “ilustrador científico”, idem. “Ilustradora científica?” O Google tenta me corrigir:
Panoramas e impressões
Elas existem, eu sigo algumas delas nas redes sociais.
Mas não só somos mal ranqueadas, tenho a impressão de que somos pouco convidadas para eventos.
Por exemplo, este ano, no I Congresso Nordestino de Ilustração Científica (participei como ouvinte da versão online), dos 22 palestrantes do evento, apenas 8 eram mulheres – e destas, apenas 3 eram convidadas externas; as demais eram graduandas e integrantes da liga de ilustração científica promotora do evento.
Claro, isso é um exemplo anedótico, sem validade estatística alguma.
Outro exemplo rápido:
Nos Anais da quinta edição do Encontro Brasileiro sobre Ilustração Científica (EBIC), o comitê científico do corpo editorial da publicação foi composto por 12 pessoas, das quais metade eram mulheres. E na distribuição de 22 itens da programação (incluindo palestras, cursos e mesas redondas) apenas foram 10 encabeçados por homens. Mas, novamente, a maioria das mulheres palestrantes já eram membros da UNIC e organizadoras do evento!
Enfim, considerando tudo isso, resolvi fazer uma lista das ilustradoras brasileiras que conheço, e reuni-las aqui no blog, caso alguém queira saber!
Autoras e exemplos
Resumo da lista
Sentiu falta de alguém? Me manda uma mensagem, pra eu enriquecer a lista!
Lembrando que priorizei ilustradoras que estão em atividade ainda (até onde eu saiba), então já aproveita e anota o contato delas se precisar de alguém pra fazer sua figura científica.
E, se quiser estudar ilustração científica tradicional, você pode se interessar pelos posts:
XXII JORNADA BIOLÓGICA FURG | Ilustração científica em 2021
O que é ilustração científica? O que é necessário para comunicação ciência para o público especializado? Quais são os cursos disponíveis no Brasil vinculados a instituições de ensino ou de pesquisa? Essas e outras perguntas são respondidas aqui. Caso tenha alguma dúvida, deixe um comentário!
A ilustração científica precisa ser realista?
É fácil reconhecer uma figura anatômica detalhada como uma ilustração científica. Mas e um desenho “de palitinho”? Por quê não seria?