Onde fazer cursos de ilustração científica no Brasil?
O que é
A ilustração científica tem o objetivo de documentar, extrair e sintetizar a informação sobre um arquétipo, processo ou conceito científico com objetividade, rigor e clareza, e transmitir conceitos novos, ou colaborar na compreensão dos já existentes (Costa, 2020).
De onde veio a lista
Em 2017, foi feito um levantamento dos núcleos, centros ou associações que ensinam ou promovem a ilustração científica de alguma forma, no Brasil (Ferreira & Queiroz, 2017). Estes incluem cursos, minicursos, oficinas, disciplinas em universidades, dentre outros. Eu refiz a busca em 2021, e os resultados seguem os mesmos (vide quadro abaixo).
Não há oferta de curso de graduação ou pós-graduação no Brasil voltado exclusivamente à ilustração científica, e não há regulamentação profissional para atuar como ilustrador científico. Como entidade centralizadora, temos a UNIC – União Nacional de Ilustradores Científicos | link do grupo de Facebook.
Note que todos os cursos ofertados são referentes a técnicas analógicas de desenho, em temáticas botânicas, zoológicas ou naturalistas.
Institucionais
Cursos por região
Centro-Oeste
Núcleo de Ilustração Científica da Universidade de Brasília (NICBio)
O NICBIO oferece cursos de extensão e as seguintes disciplinas optativas tanto para a graduação quanto para a pós-graduação. Na graduação, tem-se: Ilustração Científica, Técnicas Avançadas em Ilustração Científica, Ilustração Científica aplicada à Prática de Campo, Tópicos em Ilustração Científica e Estágio em Ilustração Científica.
Na pós-graduação, tem-se a disciplina Introdução à Ilustração Científica, ministrada para o Programa de PósGraduação em Ecologia.
Nordeste
Universidade Estadual de Feira de Santana
Disciplina optativa ofertada para os cursos de Bacharelado e Licenciatura em Biologia; o nome é Percepção Morfológica e consiste em percepção visual e representação gráfica de formas orgânicas: animadas e inanimadas, dando-se ênfase à biomorfologia e a mineromorfologia. Estrutura das formas orgânicas e aparência natural: forma, volume, proporção, cor, textura, simetria, ramificação, rugosidade, transparência e porosidade. Métodos de registro e técnicas (nanquim e aquarela). Possui carga horária de 60 horas e é ministrada pelos professores Ivoneide Costa, Antonio Wilson de Souza e Robson Santana.
Universidade Federal do Recôncavo Baiano, campus de Cruz das Almas
Disciplina: Ilustração Científica para o curso de Bacharelado e Licenciatura de Biologia e eventualmente com participação de estudantes de Engenharia de Pesca e Agronomia.
Sudeste
Escola Nacional de Botânica Tropical: Programa de Ilustração Botânica no Jardim Botânico (RJ)
- Aquarela botânica
- Desenho botânico
- Ilustração botânica em aquarela
- Ilustração Botânica II
- Redescobrindo o Brasil através das plantas
Núcleo de Ilustração Científica (NIC) na Universidade Federal de Lavras
Disciplina de Ilustração Entomológica na pós-graduação em Entomologia
Curso de Extensão em Ilustração Científica da Universidade Federal de Minas Gerais
Aquarela Botânica
Curso de Ilustração Científica Biológica – Módulo 1 (Grafite) Módulo 2 (Resumo: “O curso visa ensinar a ilustrar cientificamente e a qualificar os alunos para o planejamento projetual da ilustração, elaborar variadas técnicas de representação e ainda fornece alguns fundamentos científicos em botânica e zoologia. Visa também elaborar publicação de título: NATUREZA – Olhares artísticos sobre a biodiversidade mineira”); Módulo 3 (Resumo: “Desenvolver, por meios artísticos, novas maneiras de representar graficamente uma pequena amostra da biodiversidade do Parque Nacional da Serra do Cipó.”)
Núcleo de Ilustração Científica (NIC-IB) da Universidade de São Paulo
Não foram encontradas disciplinas atualmente oferecidas pelo núcleo (novembro/2022). Resumo: “O NIC (Núcleo de Ilustração Científica) é uma entidade de cultura e extensão voltada à ilustração científica, vinculada ao Instituto de Biociências da USP. O NIC se propõe a atuar em cinco tipos de projetos:
– Material didático sem fins lucrativos, como ilustrações para livros, apostilas e disciplinas ministradas pelo IB-USP.
– Divulgação de projetos de extensão, como cartazes, folders e flyers para projetos de extensão universitária propostos pelos alunos ou professores do IB-USP.
– Divulgações científicas pessoais, incluindo projetos pessoais de docentes do IB-USP voltados à divulgação científica, que não se encaixam nas outras categorias, como por exemplo: livros e guias ilustrados, artigos, relatórios e painéis. Ressaltamos que esses projetos estão sujeitos a pagamento.
– Ampliação do Acervo Iconográfico do IB-USP, a ser realizado em conjunto com instituições como o Herbário e o Museu de Zoologia.
– Ministrar e organizar cursos e oficinas de ilustração científica para a comunidade do IB-USP, podendo disponibilizar vagas para comunidade externa.
Sul
Centro de Ilustração Botânica do Paraná (CIBP), em Curitiba
Entidade socioeducativa sem fins lucrativos que tem 15 sócios e 6 ministram cursos livres de Ilustração Botânica com duração de 8 meses, abordando técnicas precisas de grafite, aquarela e bico de pena, além disso, promovem a Ilustração Botânica por meio de exposições e publicações de calendários e livros.
Aulas particulares
Referências
COSTA, C.F.P.C. Comunicando ciência através de imagens. Revista Blogs Unicamp, v.6., n.1., 2020. Disponível em: https://www.blogs.unicamp.br/coloraci/2019/12/18/comunicando-ciencia-parte-1/
- FERREIRA, L.K.C.; QUEIROZ, L.Q.S. Cartografia da ilustração científica no Brasil. Anais dos XXI Seminários de Iniciação Científica, n.21, 2017. Disponível em: http://periodicos.uefs.br/index.php/semic/article/view/2417