Qual o problema com a frase: “ciência não é opinião, ciência é método!” ou ”A ciência não tá nem aí pra sua opinião?”.
Bem, posso citar alguns, mas um dos principais pra mim é colocar o método científico como algo neutro e ‘acima de qualquer ideologia’.
Pra começar, ciência não é isentona. Pode ser que você nunca tenha parado pra pensar nisso, mas veja: quando escolhemos uma pergunta, uma hipótese, um método de análise pra um projeto de pesquisa estamos assumindo uma visão de mundo específica. Estamos escolhendo um recorte da realidade e uma forma de abordar o assunto. E essa escolha tem muito do nosso momento histórico, da nossa vivência, das limitações de um grupo de pesquisa, de orçamento, de tempo. As perguntas são infinitas, mas os recursos são limitados.
Ciência não é opinião, mas também não é verdade absoluta. Tudo pode ser testado, e toda crença pode mudar de acordo com novas evidências. E a escolha do que é prioridade pra se testar tem muito de humano. Esse inclusive é um dos motivos pra lutarmos por mais diversidade nas ciências.
Enfim, este post é só uma pincelada rasa no assunto e tem muitas ideias de uma conversa com a @anaarnt.divulga – que com certeza vai ser capaz de dizer muito mais coisas úteis com muito mais propriedade sobre o assunto.
Post no instagram hoje
1 comentário em “Ciência não é opinião! Será?”
A metodologia científica das ciências naturais pode sim ser calculada, verificada e testada de forma quase incontestável; somente as ciências humanas que não são exatas, estas sim, mudam frequentemente de acordo com a cultura, tempo e opinião de seus especialistas…🌻