Hoje vamos falar um pouco sobre as ferramentas para criação de artes digitais. Se você ainda pensa em pranchas amareladas e feitas à mão quando ouve “ilustração científica”, vem comigo conversar sobre ilustração científica digital!
Arte digital
A era da comunicação digital tem moldado nossa sociedade de maneiras profundas. Além disso, a ascensão das redes sociais e o consumo crescente de conteúdo audiovisual são características marcantes dessa era. Nesse contexto, a habilidade de criar e compartilhar imagens tornou-se essencial, tanto para grandes corporações e instituições, quanto para meros mortais, como nós. Gradualmente, estamos vendo a esta habilidade se tornar quase um pré-requisito para a integração do indivíduo na cultura e na sociedade.
Apesar de a criação digital de imagens e arte no geral de não ser nada recente, a oferta de cursos de ilustração científica digital ainda não chegou nos principais núcleos de ilustração científica brasileiros. Mas vemos já há pelo menos três décadas que a tecnologia tem sido incorporada na ilustração científica, transformando a forma como representamos e compreendemos o mundo científico!
Toda a Visualização de Dados (DataViz) também se aprimorou como campo de trabalho e estudo a partir do surgimento e ampliação do acesso a ferramentas de criação de imagens digitais. Os programas são vários: Adobe Photoshop (lançado em 1988), Adobe Illustrator (lançado em 1987), Inkscape (lançado em 2003), CorelDraw (lançado em 1989), e, mais recentemente, o Procreate. Sem mencionar o clássico Microsoft PowerPoint e o Google Apresentações, que permitem a criação de vetores e algum grau de manipulação de imagens.
Bancos de figuras científicas digitais
Além disso, os acervos de imagens e edição online que permitem a criação de imagens para não-ilustradores e não-designers não param de surgir. Veja alguns exemplos:
Acervos com recursos específicos para figuras científicas:
- BioRender (2018) é uma plataforma que oferece ícones e templates voltados para pesquisadores e cientistas. O acervo é frequentemente atualizado sob demanda dos assinantes.
- Simplified Science (2015) Fundada por Karen Thiebes, traz imagens vetoriais de uso aberto e permite customização, sem atribuição de autoria.
- MindtheGraph (2015) é uma plataforma online de design gráfico dedicada especificamente à criação de ilustrações científicas. Fornecendo ferramentas e recursos para que cientistas e pesquisadores possam criar suas próprias representações visuais de dados complexos e conceitos abstratos.
- SciDraw (2019?) é um repositório de imagens com amplo repertório de imagens úteis para pesquisa experimental. As imagens são vetoriais e de uso livre e gratuito, com licenças de uso Creative Commons. Guia de uso: SciDrawGuide.pdf (nd.edu)
Acervos com recursos variados, que incluem elementos científicos (de 2022 em diante, principalmente):
- Canva (2012) é uma ferramenta de design gráfico online, simples e fácil de usar. Permite que você crie uma variedade de conteúdos, incluindo ilustrações científicas. Com uma biblioteca extensa de imagens, ícones e fontes, Canva é uma escolha popular entre cientistas e ilustradores.
- Freepik (2010) é uma plataforma digital que oferece recursos gráficos de alta qualidade para designers e criativos. Com milhões de fotos, vetores e ilustrações disponíveis, seu acervo traz cada vez mais elementos de ilustração cientificamente corretas. Seu futuro parece promissor, com atualizações constantes e a adição de novos recursos.
- Wikimedia Commons (2004) – é uma plataforma de mídia que permite a todos os usuários, incluindo ilustradores científicos, compartilhar, usar e remixar imagens e outros tipos de mídia. Desde o seu lançamento, tem sido uma ferramenta valiosa para a comunidade científica, possibilitando a disseminação de ilustrações científicas de maneira abrangente e acessível.
Então qualquer um pode fazer?
Enquanto abre novas possibilidades para animações e interatividade, o acesso a algumas ferramentas de criação de imagens por cientistas e pesquisadores faz parecer, para uma parcela deste público, que o trabalho intelectual e experiência dos ilustradores seja dispensável. Como nós podemos nos adaptar a essa mudança?
Eu particularmente acho maravilhoso que existam tantas opções de elementos visuais do universo científico disponível. E acho um recurso muito valioso para ilustradores e designers científicos iniciantes. A ciência precisa ser comunicada, e se pensarmos como comunidade, quanto maior a qualidade e efetividade dessa comunicação, melhor!
Além disso, existem muito menos profissionais ilustrando do que cientistas e pesquisadores publicando. Mas, acima de tudo, ter acesso a figuras não é garantia de uma peça final bem feita. O conhecimento de composição e equilíbrio dos elementos visuais não se adquire do dia para a noite. A melhor forma de se adaptar é mostrar que essas habilidades não são triviais. Veja abaixo a diferença que faz produzir uma figura com um profissional que sabe aplicar os fundamentos de design:
Carreira possível
Por último, vale lembrar que as empresas como Biorender e Mind the Graph oferecem vagas de emprego para ilustradores, e criar conteúdo para os bancos de imagens pagos é sempre uma possível fonte de renda para profissionais independentes.
Vídeo: Oportunidades de carreira na Biorender (2021)
Vaga: Ilustrador médico na Biorender (Jan 2025)
Descrição: We are actively seeking a full-time Medical Illustrator to join our mission-driven, fast-growing company to help scientists around the world create and share beautiful, professional scientific figures.
We’re looking for a self-starter with a strong illustration portfolio who is eager to learn and grow professionally. You will develop high-quality biomedical graphics, figures and other science communication media relevant to scientists globally. Additionally, you will collaborate directly with scientists on high impact content projects and professional services. You will also provide support for our exciting app/product development as well as growth/marketing endeavors. All in all, you will help build the world’s best scientific content library alongside an award-winning biomedical illustration/design team (including alumni from Johns Hopkins, University of Toronto, National Geographic Magazine, and more).